CONVITE ÀS MULHERES DE MINAS
Ao longo de toda história do movimento feminista as mulheres acumularam grandes conquistas na luta por um mundo de igualdade, sem preconceitos e discriminações. Conquistamos o direito ao voto, à educação, ao trabalho remunerado, à igualdade de direitos e oportunidades. Somos maioria nas universidades, estamos nas fábricas, nos canteiros de obras, na política, na segurança pública e tantos outros seguimentos. Vivemos um momento ímpar, chegamos à presidência da República.
A eleição de um governo popular em 2003 propiciou a conquista de antigas reivindicações e demandas do movimento, com avanços legislativos e criação de órgãos executivos de gestão de políticas públicas, - a exemplo da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. A participação das mulheres consolidou-se em 2004, com a realização da Iª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.
Tais mudanças demarcam a fase atual do movimento feminista, onde é preciso efetivar as conquistas, garantindo que cheguem às mais diversas regiões do país, abrangendo, beneficiando, amparando e fortalecendo o maior número possível de mulheres. Pois, apesar dos avanços, a participação da mulher na política ou em qualquer outro espaço de poder e decisão ainda é muito pequena. Recebem até 30% menos do que os homens exercendo a mesma função. Continuam sendo assassinadas todos os dias, enquanto o Estado não consegue fazer cumprir as medidas protetivas garantidas pela Lei Maria da Penha àquelas que são violentadas. Não há creches suficientes para garantir atendimento e proteção às crianças.
Nesse cenário a UBM convoca seu VIIIº Congresso, sob a temática “PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA MULHER E O NOVO PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO”, a ser realizado nos dias 10,11 e 12 de junho, na cidade de Praia Grande/SP. Este é um momento de grande importância, pois além da expectativa com a eleição da presidenta Dilma está convocada para este ano a III Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. A União Brasileira de Mulheres luta contra todo tipo de opressão e discriminação e, dará sua contribuição nesta importante pauta, necessária para construir melhores condições de vida para as mulheres e, consequentemente, para o povo brasileiro.
Venha participar conosco e convide mais mulheres a se engajarem nessa luta. A conquista do nosso protagonismo será impulsionada pela sua participação. A Etapa Estadual MG do VIII Congresso será no dia 28 de maio as 9:00 h na Rua Jaime Gomes 198, Floresta
Carmélia Viana
Coordenadora da UBM/MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário