terça-feira, 20 de julho de 2010

CONVITE

Caras (os) amigas e amigos,
Convido todas (os) vocês a comemorar comigo mais um aniversário. Faço questão absoluta da presença de cada um (a) para fiscalizar a quantidade de velinhas no bolo. Não quero errar na conta. Bem sabem que desta vez a comemoração tem um sabor especial. Na ocasião será lançada oficialmente a minha candidatura a Deputada Estadual.
A vocês que acompanham minha trajetória de mulher, mãe, psicóloga, atriz e militante política, com quem compartilhei tantas histórias e desafios. Quero dividir, somar e multiplicar essa nova empreitada. Apresento-me como candidata a uma vaga na Assembléia Legislativa. Isto porque acredito na valorização do ser humano e na participação popular como caminho para a construção de uma sociedade justa e do fazer política com honestidade e transparência.
Na hora de votar use a cabeça e o coração. Vote numa mulher de luta, vote Carmélia viana 65888.

Um grande abraço e até lá.
DATA/HORA: 23 de julho, sexta feira as 20:00 horas
LOCAL/ENDEREÇO: oca dos Tapuias, Av. Francisco Sales, nº 120, Floresta

sábado, 17 de julho de 2010

Queridos(as) amigos(as)

A vocês que acompanham minha trajetória de mulher, mãe, psicóloga, atriz, e, militante política, gostaria de compartilhar um novo desafio. Estou concorrendo a uma vaga na Assembléia Legislativa.

Aceitei mais esse desafio porque acredito que tantos anos de uma trajetória política como militante, me renderam aprendizado, planos e principalmente vontade de transformar nossa sociedade.

Dessa vez me apresento como candidata. Uma candidata que discuti política valorizando o ser humano, que acredita na participação popular como caminho para a construção de uma sociedade mais justa, com honestidade e transparência. Que faça da promoção da cidadania o motor da inclusão de mulheres, jovens, e tantos outros excluídos do cenário politico.

Participo ativamente do movimento feminista, e acredito que temos muito que contribuir. Mas antes de tudo é preciso ocuparmos nosso espaço na vida política.
É com esse desejo de mudança que te convido a participar dessa caminhada. Peço o seu voto e a sua ajuda para conquistar os de seus amigos e familiares. Conto também com suas idéias, suas indignações e seus sonhos.

Esse é o momento, vamos caminhar adiante e construir uma nova Minas Gerais.
NA HORA DE VOTAR USE A CABEÇA E O CORAÇÃO. VOTE NUMA MULHER DE LUTA!

PARA DEPUTADA ESTADUAL
CARMÉLIA VIANA - 65888

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dez mulheres são mortas por dia no País (Estadão)

(O Estado de S. Paulo) Em dez anos, dez mulheres foram assassinadas por dia no Brasil, média que fica acima do padrão internacional. A motivação geralmente é passional. Estes são alguns dos resultados do estudo intitulado Mapa da Violência no Brasil 2010, realizado pelo Instituto Sangari, com base no banco de dados do Sistema Único de Saúde (DataSUS).
"Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídio – índice de 4,2 assassinadas por 100 mil habitantes. Elas morrem em número e proporção bem mais baixos do que os homens (92% das vítimas), mas o nível de assassinato feminino no Brasil fica acima do padrão internacional", diz a reportagem publicado por O Estado de S. Paulo.
Os números mostram que as taxas de assassinatos femininos no Brasil são mais altas do que as da maioria dos países europeus, cujos índices não ultrapassam 0,5 caso por 100 mil habitantes, mas ficam abaixo de nações que lideram a lista, como África do Sul (25 por 100 mil habitantes) e Colômbia (7,8 por 100 mil).
“Quanto mais machista a cultura local, maior tende a ser a violência contra a mulher”, afirmou a psicóloga Paula Licursi Prates, doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que realiza estudos sobre homens autores de violência.
A matéria comenta que "ainda são raros os estudos de casos que analisam as motivações de assassinos que matam mulheres. De maneira geral, homens se matam por temas urbanos como tráfico de drogas e desordem territorial e os crimes ocorrem principalmente nas grandes cidades. Mulheres são mortas por questões domésticas em municípios de diferentes portes".
“No caso das mulheres, os assassinos são atuais ou antigos maridos, namorados ou companheiros, inconformados em perder o domínio sobre uma relação que acreditam ter o direito de controlar”, explica Wânia Pasinato, pesquisadora do Núcleo de Estudo da Violência da USP.
"Em um estudo das motivações de 23 assassinatos contra mulheres ocorridos nos cinco primeiros meses deste ano e investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Paulo (DHPP), em 25% dos casos o motivo foi qualificado como torpe. São casos como negativas de fazer sexo ou de manter a relação. Em 50% das ocorrências, o motivo foi qualificado como fútil, como casos de discussões domésticas. Houve 10% de mortes por motivos passionais, ligados a ciúmes, por exemplo, e 10% relacionado ao uso ou à venda de drogas."

Extraído do endereço eletrônico:
http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=489&catid=43
Veja a matéria na íntegra: Dez mulheres são mortas por dia no País (O Estado de S. Paulo - 04/07/2010)
Acesse o estudo em pdf: Mapa da Violência 2010 - Instituto Sangari
Análise sobre homicídios de mulheres no Brasil - 2003 a 2007 (Mapa da Violência 2010 - Instituto Sangari)
Extraído do endereço eletrônico:
http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=489&catid=43